quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Localização

Localização da África 

A região da África Subsaariana é composta por 47 países: África do Sul, Angola, Benin, Botsuana, Burkina Fasso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, Chade, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Guiné Equatorial, Eritréia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Ilhas Comores, Lesoto, Libéria, Madagáscar, Maláui, Mali, Mauritânia, Maurício, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, Ruanda, República Democrática do Congo (Ex-Zaire), São Tomé e Príncipe, Senegal, Seychelles, Serra Leoa, Somália, Sudão, Suazilândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.

A região é a única no mundo onde o número de pessoas vivendo sob extrema pobreza, com menos de US$ 1 ao dia, quase que dobrou entre o início dos anos 80 e 2004.

A África subsaariana, cuja população representa pouco mais de 10% da população mundial, abriga cerca de 60% das pessoas infectadas com o vírus HIV em todo o mundo. A região conta com 25,8 milhões de soropositivos e continua sendo o local mais atingido pela Aids. Esse número é maior em 1 milhão se comparado com as estatísticas de 2003.

Mapa

Resultado de imagem para africa  mapa

Artesanato



O artesanato na África é bem diversificado , pois tem muita diversidade cultural , porque eles usam materiais extraídos da natureza. é conhecido mundialmente pela sua beleza própria e porque é diferente dos outros.



Pessoas  e comunidades fazem artes geralmente para representar seu modo de vida e de seus antepassados e apresentam figuras geométricas antropomórfica, zoomórficas ou antropo-zoomórficas que ensinam a humanidade a produzir e reproduzir.




Grande parte do artesanato africano era feito para não serem vistos, e o material tinha um valor simbólico muito grande. Estas peças podem fundidas, trançadas,esculpidas e tecidas e podem ser usados como adornos corporais, trajes e itens de uso sagrado ou cotidiano.As artes africanas mais conhecidas são as mascaras possuem desenhos elaborados e são utilizadas em cerimônias e rituais. O renomado artista Pablo Picasso (1881-1973) se inspirou grandemente nestas marcas, bem como na iconografia africana, para criar um estilo artístico conhecido como cubismo.

 A metalurgia também era conhecida e utilizada para fabricar armas, ferramentas e adornos, sendo mais comum nas regiões de savana. Outro tipo muito típico de produção artística africana são as esculturas em marfim (povos Ioruba e Bakongo)


Também são muito conhecidas as danças e músicas tradicionais africanas, marcadas pelos batuques e movimentos corporais bem acentuados, como o rebolado.

Por fim, destaca-se a culinária africana, temperada com muitos condimentos de aromas fortes e picantes, com os quais se preparam pratos muito exóticos que incluem desde carnes, legumes e verduras, até insetos. É típico da África o leite de coco, óleo de palmeira e o azeite de dendê.

 

fontes:


https://www.todamateria.com.br/cultura-africana/Cultura Africana